domingo, 7 de setembro de 2014
Quais são as técnicas para detecção de mentiras?
Por Sergio Senna em 19 de maio de 2011
Facebook 1K Twitter 992 Google+ 3
O que as técnicas de identificação da mentira possuem em comum?
Existem diversas técnicas e procedimentos para a detecção de mentiras pela linguagem corporal. Por mais diferentes que pareçam, no entanto, compartilham características comuns:
- são métodos ou técnicas que se valem da observação de indicadores indiretos em relação à mentira;
- os indicadores observados, normalmente, têm relação direta com parâmetros do sistema nervoso.
A grande dificuldade em identificar a mentira consiste na correta interpretação dos indicadores corporais, tomando em consideração um determinado contexto de interlocução.
Não é possível afirmar que alguém está mentindo, com segurança e responsabilidade, a partir de um único indicador como “coçar o nariz”, por exemplo.
Diversas alterações ocorrem em nosso sistema nervoso quando mentimos. Parte do trabalho de detecção de mentiras consiste em observar, avaliar e até mesmo medir essas alterações.
Alterações imperceptíveis dos parâmetros do SNA
Seguindo a mesma sistemática da observação do comportamento, existem alguns aparelhos e técnicas que são utilizados para “medir” as alterações imperceptíveis ao olho humano.
Para isso se utilizam os polígrafos ou “detectores de mentira”. Note, que apesar do nome, essa máquina não passa de um medidor de batimentos cardíacos, de pressão sanguínea, de movimentos respiratórios e de condutância da pele combinados.
tecnicas-mentira-poligrafo
Um operador habilitado faz perguntas à pessoa que está sendo submetida ao teste, enquanto os sensores registram o que ocorre em seu corpo.
Após isso, o analista interpreta essas alterações tomando em consideração o tipo de pergunta, sua relação com o que se deseja descobrir e o momento em que as alterações foram registradas.
A foto ao lado, mostra uma dessas máquinas.
Nos países que permitem a sua utilização há muita polêmica sobre os seus resultados. Alguns defendem seu uso com unhas e dentes, outros o abominam. Penso que a sua utilização, dentro dos limites que essas técnicas nos proporcionam pode ser benéfica, sempre tomando os devidos cuidados para não esperar mais do que esses aparelhos e a interpretação dos dados coletados realmente oferecem.
No vídeo abaixo o Dr. Sergio Senna apresenta um polígrafo e explica o seu funcionamento:
Além disso, são utilizados outros aparelhos, todos com base na mesma premissa: mentir causa alterações no sistema nervoso. Abaixo ilustro dois deles.
Imagem térmica Mede a elevação da temperatura de regiões da face provocada pelo afluxo de sangue.
tecnicas-mentira-termal tecnicas-mentira-termal2
Análise da voz Mede alterações nas características do som provocadas pelo nervosismo.
tecnicas-mentira-analise-voz tecnicas-mentira-voz2
A observação do comportamento
Observar o comportamento de uma pessoa é a técnica mais barata e portátil que existe. Se essa observação puder ser realizada em comparação com o comportamento do próprio sujeito em outras situações, a qualidade da análise pode melhorar bastante.
Quando mentimos, ficamos nervosos, com medo ou raiva. Todas essas emoções ativam nosso sistema nervoso autônomo, produzindo um aumento dos nossos gestos e também de outros movimentos do corpo.
O que vemos, portanto, não é a mentira, mas sim o resultado fisiológico dela por meio do sistema nervoso.
Observa-se também, uma tentativa do mentiroso controlar seu nervosismo ou a expressão de suas emoções quando percebe que está sendo interrogado e vê que ficou nervoso. Nesse caso, percebe-se uma diminuição nos movimentos e gestos, que ocorre numa tentativa do mentiroso tentar esconder sinais que revelam sua agitação.
É por esse motivo que se torna tão importante observar o que chamamos de “linha de base”, que consiste em um padrão de movimentos e gestos habitualmente apresentado por alguém.
Na verdade, quando observamos a agitação de uma pessoa ou a redução de seus movimentos e gestos não significa que esteja necessariamente mentindo, mas que aquele assunto a mobilizou.
Além disso, existe uma grande diferença entre saber que alguém está mentindo e descobrir qual é a mentira. Cuidado com essa diferença.
Alterações no Sistema Nervoso Central
Pesquisas têm sido realizadas em países do hemisfério norte com o objetivo de fabricar uma máquina que tenha acesso a um suposto “centro da mentira” no cérebro. Para tanto, utiliza-se a ressonância magnética funcional que registra a ativação de determinadas áreas.
No entanto, difícil é demonstrar que essas áreas estão única e exclusivamente relacionadas com a mentira. Além disso, seu preço é inviável para aplicações investigativas, isso sem falar na impossibilidade de transportá-la ou mesmo dos desdobramentos legais para “obrigar” alguém a passar por ela.
A metáfora da imagem abaixo ilustra bem o que pode ocorrer na prática: o nariz do mentiroso não vai deixar ele “entrar na máquina”.
tecnicas-mentira-fmri
Não pretendemos esgotar o assunto com esse breve artigo. Existem outras técnicas e máquinas que nos auxiliam a avaliar se uma pessoa está mentindo sobre determinado assunto, sobre as quais trataremos em outros artigos.
No entanto, tenho preferência pela percepção visual. Com um pouco de treino, aprendendo as técnicas corretas e tendo bom senso, as avaliações são muito precisas.
Seus olhos estão sempre com você, não custam nada e permitem avaliações imediatas. Tomando em consideração os cuidados necessários a uma boa interpretação da linguagem corporal que recomendamos nesse link, você será muito bem sucedido nesse tipo de análise.
Prossiga conosco e aprenda mais sobre esse assunto percorrendo nossas matérias sobre a mentira e faça seu cadastro para receber aviso sobre nossos artigos!
Visite as Seções do Portal
Lie to Me – Análise de Episódios
Lie to Me - Análise de Episódios
Análise dos episódios da série Lie to Me. Linguagem corporal, emoções básicas, mentira e microexprressões dissecadas em matérias que aprofundam os temas tratados no seriado.
Descobrindo a Mentira
Descobrindo a Mentira
Aprenda a identificar os mentirosos e a detectar a mentira que causa tanto incômodo em sua vida. Veja as nossas matérias sobre a análise da mentira e do papel da linguagem corporal na identificação de mentirosos.
Linguagem Corporal e Microexpressões
Linguagem Corporal e Microexpressões
Veja como a ciência nos mostra que o corpo fala por meio dos gestos, da linguagem corporal e das expressões faciais. Encontre uma coleção de matérias sobre linguagem corporal.
Testes sobre Linguagem Corporal
Testes sobre Linguagem Corporal
Aqui você encontra a galeria dos nossos testes sobre linguagem corporal, sorrisos, reconhecimento pela voz e emoções pelas expressões faciais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário